Notícias e Artigos

Confira as últimas notícias e artigos da Freitas Fonseca

Santander é o banco com mais reclamações no 3º trimestre, diz BC

18 out 2017 | Categoria Geral | Enviado por | 0 Comentários

Instituição financeira foi a que teve maior índice de problemas em relação ao número de clientes, segundo levantamento do Banco Central

Santander teve aumento no índice de reclamações no terceiro trimestre deste ano e foi a instituição com pior resultado nesse quesito, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (veja abaixo). No trimestre anterior, a instituição estava no terceiro lugar no Ranking de Instituições por Índice de Reclamações para instituições com mais de 4 milhões de clientes.

No total, houve 1.600 reclamações consideradas procedentes no terceiro trimestre deste ano. O principal motivo (567) foi em relação ao serviço na internet, segundo o quesito “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”. O Santander tem 38,8 milhões de clientes, segundo dados do BC.

Em segundo lugar no ranking de reclamações do trimestre está o Banco Votorantim (4 milhões de clientes), que ocupava a sétima posição no segundo trimestre. A Caixa, que liderava o levantamento anterior, ficou na terceira posição.

O índice do BC é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão.

Ranking de reclamação dos bancos

Instituições com os maiores índices de reclamação em relação ao número de clientes, no 3º trimestre de 2017

Banco Índice
Santander 41,16
Votorantim 32,05
Caixa 31,88
Bradesco 23,99
Banco do Brasil 22,00

FONTE: RANKING DE INSTITUIÇÕES POR ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES, BANCO CENTRAL