Mesmo com lucros bilionários, os bancos propuseram índice de reajuste para salários abaixo da inflação: de 75,8% do INPC, o que corresponde a 6,73% (considerando a projeção em 8,88% na data-base da categoria) e representa uma perda salarial de 2% para os bancários. A proposta, apresentada nesta sexta-feira 26, foi rejeitada na mesa pelo Comando Nacional dos Bancários.
“A Fenaban continua desrespeitando os bancários que estão participando da Campanha, responderam à consulta, participaram das assembleias e que querem aumento real. Os bancários querem ser valorizados!”
Na consulta nacional à categoria, respondida por mais de 35 mil bancários em todo o país, 92% destacaram o aumento real como prioridade. Na pauta de reivindicações, já há mais de dois meses com os bancos, os trabalhadores pedem aumento real nos salários e reajustes maiores no VA eVR e PLR.
“Chegamos hoje à 17ª rodada de negociação e os bancos vêm apresentando propostas com perdas no salário. É inadmissível. Os bancários devem rejeitar a proposta na assembleia de hoje”