Notícias e Artigos

Confira as últimas notícias e artigos da Freitas Fonseca

Filmes e séries em que a Lei é protagonista

30 ago 2016 | Categoria Geral | Enviado por | 0 Comentários

LL-3428_R

Preparamos uma lista de filmes e séries que não deveriam passar desapercebidos.Separamos 10 filmes e séries em que a Lei e o trabalho jurídico são os verdadeiros protagonistas. Confira, descubra o que você ainda não viu e divirta-se!

12 homens e uma sentença (12 Angry Men, 1957)

O filme retrata um julgamento por um crime de assassinato. Doze jurados são escalados para decidir a sentença, mas não conseguem chegar a um acordo. Isso porque, dentre eles, há um que acredita na inocência da vítima.

O que pesa numa decisão assim? Como somos influenciados por nossos valores e convicções pessoais? Qual a real importância da capacidade de persuasão? Especialistas apontam esse filme como uma aula de interpretação das leis e finalidade da boa argumentação.

Questão de Honra (A Few Good Men, 1992)

Dois soldados são acusados pela morte acidental de um dos colegas da corporação. Eles alegam ter feito o que fizeram porque estavam cumprindo ordens, uma espécie de punição extraoficial a quem não se comporta como é devido ou esperado.

Quem assume o caso é um jovem e inexperiente advogado, que decide dispensar qualquer acordo com a Promotoria e lutar para descobrir a verdade por trás da morte do soldado. Um filme de tribunal com um ritmo surpreendente, que não deixa de ser um desafio à hierarquia estabelecida.

Erin Brockovich (2000)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma mulher, mãe de três filhos, que trabalha em um pequeno escritório de advocacia, cuidando dos arquivos. Sua vida começa a mudar quando toma conhecimento de um caso de contaminação de água, no qual uma empresa de eletricidade local está provocando, por negligência, o adoecimento e a morte de inúmeras pessoas.

É o começo de uma demanda coletiva e a história de Erin não deixa de evidenciar os desafios e as dificuldades de um caso assim. É uma verdadeira lição sobre a importância da busca pela verdade e sobre o envolvimento pessoal como estratégia para alcançar o sucesso.

A Condenação (Conviction, 2010)

Também inspirado em uma história real, o filme fala de dois irmãos: Kenny e Betty Anne. Com um passado que inclui vários pequenos delitos, um dia Kenny é detido como suspeito da morte de uma jovem. Sem dificuldades, ele é condenado a prisão perpétua.

Betty Anne, que nunca duvidou da inocência do irmão, começa uma verdadeira batalha para tentar garantir a defesa que ele merece. Na falta de recursos, decide inclusive retomar os estudos de Direito, que deixou de lado para priorizar um projeto de família. Impossível não se sentir contagiado pelo sentimento de luta pela Justiça.

Os últimos passos de um homem (Dead Men Walking, 1995)

Este filme fala de crimes violentos. Um homem que mata duas jovens depois de estuprá-las. Porém, abre a discussão sobre um tema que continua sendo delicado, a aplicação da pena de morte em casos assim.

A pena capital constitucionalmente é vetada no Brasil, mas igualmente vale o questionamento sobre a eficácia deste sistema e os riscos de se cometer injustiças.

Carandiru (2003)

Produção nacional, o filme abre as portas da realidade da Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Está baseado nos relatos do médico Drauzio Varella, que durante anos atuou como voluntário na instituição.

O espectador tem a oportunidade de conhecer o funcionamento do Carandiru, um lugar regido por um código paralelo, onde há delitos, morte, mas também onde se cruzam as histórias de vida de muitos dos detentos. A obra oferece uma panorâmica do sistema penitenciário brasileiro e nos convida a uma profunda reflexão.

A firma (The Firm, 1993)

O argumento do filme apresenta um jovem advogado que recebe a proposta de integrar uma grande firma, tendo diversos benefícios e um excelente salário. O conflito aparece quando ele descobre que o escritório mantém relação com a máfia m esquemas de lavagem de dinheiro.

Onde está o limite? O filme nos obriga a encarar o lado sórdido de alguns escritórios e abre a discussão sobre sigilo, ética e a relação advogado-cliente

Better Call Saul (2015)

Aqui vemos as origens de um personagem controverso, mas com poder de conquistar o carinho de milhões de espectadores. Capítulo a capítulo vamos conhecendo a história de Saul, um advogado com muita energia, mas muito pouco prestígio.

A série nos convida a adentrar nesse mundo de inventividade (e caminhos, muitas vezes, dúbios) que envolve o protagonista, até chegar ao rompimento declarado com a ética profissional. A série é um spin-off de Breaking Bad, uma das mais bem-sucedidas produções dos últimos anos.

The Good Wife (2009)

Uma advogada é obrigada a retomar sua carreira depois de um escândalo político, envolvendo o seu marido (deputado) e uma prostituta, arrasar sua estabilidade e reputação. A diversidade de casos permite acompanhar a realidade de um escritório, a problemática das relações e os obstáculos que devem ser vencidos para alcançar o sucesso.

Além disso, evidencia a importância da inteligência na hora de estruturar argumentos e planificar estratégias. A série terminou em maio deste ano, após sete temporadas.

Damages (2007)

A serie conta a história de duas mulheres: uma das advogadas mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, Patty Hewes, e sua protegida, Ellen Parsons. As demandas acontecem num cenário multimilionário, repleto de corrupção e interesses. Damages chegou ao fim em 2012, após cinco temporadas.

 

Fonte: Mundo do Advogado