Notícias e Artigos

Confira as últimas notícias e artigos da Freitas Fonseca

OUVIDORIA DO TRT/RJ RECEBE DOAÇÃO DE LIVROS INFANTO-JUVENIS

9 out 2017 | Categoria Geral | Enviado por | 0 Comentários

Que tal contribuir para ampliar o acervo da sala de leitura da Escola Municipal Presidente Café Filho, na Vila Kennedy? A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) está recolhendo livros infanto-juvenis novos ou usados (em bom estado) que serão aproveitados por jovens de 11 a 17 frequentadores do espaço. A unidade atende 452 educandos em uma região carente e o acesso a obras literárias é restrito pela situação social e econômica desses jovens. A iniciativa faz parte do projeto “Ouvidoria nas Escolas” (saiba mais abaixo).

Os livros podem ser doados a partir desta segunda-feira (9/10), até o dia 6/11, nas salas da Ouvidoria no prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, 4º andar, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no Fórum da Lavradio (Rua do Lavradio, 132, 10º andar), somente às quintas-feiras, das 10h às 16h.

De acordo com a Escola Municipal Presidente Café Filho, os jovens que frequentam a sala de leitura têm interesse pelas histórias de Harry Potter, pelos romances de Nicolas Sparks e pela literatura de J.R Tolkien, autor da série Senhor dos Anéis. Também são bem-vindos os clássicos de Agatha Christie e Jane Austen, tais como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, entre outros. No entanto, qualquer livro voltado para a faixa etária dos 11 aos 17 anos pode ser doado.

SOBRE O PROJETO OUVIDORIA NAS ESCOLAS

O projeto “Ouvidoria nas Escolas” é coordenado pelo Grupo de Trabalho Sobre Ouvidorias Públicas, criado pela Controladoria-Geral da União do Rio de Janeiro e do qual o TRT/RJ faz parte. O objetivo da iniciativa é esclarecer os jovens sobre o trabalho das ouvidorias públicas e como elas podem, com a ajuda dos cidadãos, colaborar para o aprimoramento dos serviços públicos.

O Grupo de Trabalho Sobre Ouvidorias Públicas entendeu que era importante disseminar essas informações nas escolas, uma vez que o desconhecimento da população sobre o papel das ouvidorias públicas é grande. Em evento realizado pelo Grupo no dia 12/9, na Central do Brasil, um levantamento realizado com 312 pessoas apontou que apenas 43% delas afirmaram saber o que é e o que faz uma ouvidoria.

No dia 7/11, em um evento fechado, um grupo de 40 alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, atendidos pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE – Bangu), terá palestras no TRT/RJ sobre a importância da função das ouvidorias públicas.

Fonte: TRT RJ