PARTICIPE DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO TRT/RJ
O Dia Mundial do Meio Ambiente é nesta terça-feira (5/6). Para celebrar essa data, conscientizar os cidadãos sobre a importância das questões ambientais e estimular o engajamento ativo de todos na proteção da natureza, a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) preparou a Semana do Meio Ambiente, que começou nesta segunda-feira (4/6), com ações voltadas para magistrados, servidores e público em geral, e será promovida até sábado, dia 9/6.
Este ano, a Semana do Meio Ambiente do TRT/RJ será marcada por uma campanha de estímulo à coleta seletiva: “Jogue Limpo”. No Regional fluminense, a coleta seletiva está implantada integralmente nos prédios da capital, bem como nos municípios de Niterói, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. A campanha “Jogue Limpo” visa a aumentar a conscientização de todos sobre a importância da adequada separação de resíduos a fim de reduzir a degradação ambiental causada pelo consumo. Ao separar o lixo, facilita-se o seu tratamento e diminuem-se as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.
Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente:
1) Dia 5 de junho, das 14h às 15h, no prédio-sede do TRT/RJ (Rua da Imprensa, s/nº, 9º andar – sala 4 da Escola Judicial)
Palestra “O Caminho do Lixo”, com Priscila Zidan, engenheira química com especialização em Gestão Ambiental, mestrado em Ciências e MBA em Gestão de Negócios, além de sócia-diretora da Evolui Consultoria Ambiental – A palestrante vai abordar a criação e o funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos – CTR Rio, em Seropédica, a partir de abril de 2011, em substituição ao antigo aterro controlado de Gramacho. Com ele, a cidade do Rio de Janeiro passou a dispor de uma unidade licenciada para a destinação final de seus resíduos. Isso viabilizou também o encerramento dos lixões de Seropédica e Itaguaí. Sendo uma central de tratamento que recebe cerca de 10 mil toneladas de resíduos por dia, o CTR Rio destaca-se por seu tamanho e tecnologias de controle ambiental. Essa unidade está integrada a um sistema de transferência e transporte dos resíduos sólidos urbanos, de modo a minimizar os impactos viários e garantir a confiabilidade da prestação deste tipo de serviço essencial.
Público-alvo: todos os interessados
Inscrições são realizadas pelo site do TRT/RJ
2) Dia 9 de junho, às 10h30
Visita ao Museu do Amanhã – Praça Mauá, nº 1 – Centro do Rio de Janeiro – A sustentabilidade é um tema onipresente do Museu do Amanhã, a começar pelo seu projeto arquitetônico. Entre as ações de arquitetura estão a utilização de água da Baía de Guanabara no sistema de ar condicionado e a captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício. Outro recurso natural do qual o museu tira proveito é a luz solar. A cobertura do edifício, na qual foram instalados painéis solares, se movimenta de acordo com a trajetória do Sol ao longo do dia, o que potencializa a captação de energia. A seleção de materiais empregados na construção do museu também foi realizada a partir de critérios ambientais, com preferência a materiais com componentes reciclados, baixa toxidade, alta durabilidade e produzidos próximos ao local da obra e uso de madeira certificada FSC.
Público-alvo: magistrados e servidores do TRT/RJ
Inscrições são realizadas pelo site do TRT/RJ
Outras informações:
- Valor da entrada do museu: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
- Pagamento no local
- Grupo restrito a magistrados e servidores com, no máximo, três acompanhantes
- Desistências após a inscrição devem ser comunicadas à Cdis (email cdis@trt1.jus.br ou telefones (21) 2380-6726 / 6726 / 6766)
- Inscrições limitadas
SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A participação nas palestras será computada para fins de obtenção do adicional de qualificação pelos servidores do TRT/RJ.
Serão ofertadas mudas de plantas aos participantes dos eventos, cedidas gratuitamente pela Cedae.
Fonte: TRT/RJ